Aconteceu no Cetem | Seminário Defesa Civil

Seminário Defesa Civil foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro

DefesaCivil-CetemA Defesa Civil de Santa Catarina em parceira com o Cetem realizou nos dias 28 e 29 de novembro o Seminário Ações de Resposta e Recuperação em Defesa Civil – da solicitação de recursos à prestação de contas, um enfoque no Cartão de Pagamentos. O evento foi em Florianópolis e contou com 243 inscritos e 175 presentes dos Municípios de Santa Catarina. Confira como foi o Seminário:

Objetivo do Seminário

Promover a capacitação e treinamento dos técnicos em Defesa Civil dos municípios catarinenses e da Secretaria de Estado da Defesa Civil no assunto: “Ações de resposta e recuperação em Defesa Civil – da solicitação de recursos à prestação de contas – um enfoque no Cartão de Pagamentos da Defesa Civil.”

Programação

O evento começou com todos sendo surpreendidos pelo recado de Zé Tainha. Veja no vídeo abaixo o Stand Up de Eduardo Bolina para Defesa Civil.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=x4UsrosUZew&feature=youtu.be]

Secretaria de Estado da Defesa Civil

A abertura oficial do evento foi com a fala do Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Milton Hobus que ressaltou a importância do treinamento para os funcionários que atuam nos Municípios com a Defesa Civil.

Secretario-Milton-Hobus Quote

Case Duque de Caxias/RJ

Duque-de-CaxiasA primeira palestra foi proferida pelos servidores públicos que “nasceram no desastre” como eles mesmos falam. Paulo Carvalho e José Dominguez relataram sobre as dificuldades encontradas e soluções adotadas no enfrentamento do desastre de janeiro de 2013, ocorrido no Município de Duque de Caxias/RJ. Foi uma conversa de Município para Município, bem proveitosa e bem avaliada pela maioria dos participantes. A troca de experiência foi o grande marco do Seminário.
1. Case Duque de Caxias – Parte1
1. Case Duque de Caxias – Parte2

Defesa Civil e Redes Sociais

Thiago-Reginaldo-CetemNo segundo dia  Thiago Reginaldo da UFSC iniciou o dia falando sobre participação da Defesa Civil nas plataformas Digitais de Redes Sociais. Foi uma conversa que abriu os olhos dos profissionais que ainda não tinham se atentado sobre a importância do tema para a instituição, Thiago também se preocupou em apontar como a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina poderia melhorar o relacionamento com os cidadãos e demonstrou alguns outros casos do Brasil que poderiam ser usados de inspiração para os Municípios interagirem com a sociedade.
2. Defesa Civil e Redes Sociais – Thiago Reginaldo

Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional

O Seminário tomou um rumo mais técnico abordando as questões sobre o Cartão de Pagamento onde o Senhor Ivo Nascimento do Banco do Brasil esteve presente sanando dúvidas dos Municípios e anotando as sugestões de melhoria para otimizar o relacionamento entre Banco e Municípios.
3. Banco do Brasil – Ivo Nascimento

Aureni-cedecNo período vespertino estiveram palestrando os representantes do Ministério da Integração | Secretaria Nacional da Defesa Civil. Aureni Diniz falou sobre Ações de Resposta e Prestação de Contas de ações de Socorro, Assistência às vítimas e Restabelecimento de Serviços Essenciais. Enquanto que Victor Zoch abordou as questões relativas à solicitação de Recursos, Contexto das ações de Recuperação, Plano de Trabalho, Relatório de Diagnóstico, Projetos básicos e documentação complementar.
4. Ministério da Integração – Aureni (2)
4. Modelo Plano Detalhado de Resposta_Preenchido
5. Ministério da Integração – Victor Zoch

Encerramento

O evento foi encerrado com sorteios de cestas de livros cedidos pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC) e também duas inscrições para a Oficina que será realizada em Janeiro com os Senhores Paulo Carvalho e José Dominguez.

Arte1

Confira o que os participantes disseram sobre o Seminário

Foi muito importante o manuseio do Cartão Defesa Civil. Também as experiências trazidas por representantes de outras realidades chamaram atenção e despertaram o interesse da COMDEC/Biguaçu.”


Foi muito positivo pois, o Estado se organiza para atender as mudanças climáticas, com estrutura humana, na maneira de como reagir nestas situações, para depois chegar aos suportes técnicos e infra estrutura para preservação. Para isso acontecer, as administrações municipais precisam de equipes treinadas e aptas para atender em situações de Resposta e Recuperação de maneira planejada.” Isabel Martins


O que mais me inspirou, foi trocar informações com colegas de outros municípios. O Seminário me inspirou no cenário de várias perspectivas devido aos maravilhosos conteúdos. Muito obrigada. Muito Bom!!” Silvana Penedo


O seminário alertou sobre os cuidados com os detalhes nos processos de prestação de contas. O Seminário foi importante em especial para nós de pequenos municípios e que graças a Deus não recebemos ainda desastres graves, pois assim quando necessário, saberemos aonde e a que recorrer. muito bom esclarecendo duvidas,evento como este na minha opinião deveriam ser com mais freqüência.” Raul Ivan Ferrari – Diretor da Defesa Civil Mafra


O seminário foi muito produtivo, me deu mais força para continuar o trabalho que estamos realizando na prevenção de possíveis eventos.” Aires Ribas de Souza – Coordenador Defesa Civil de Agronômica


Só em falar de defesa civil já fico inspirado é uma pena o montante de burocracia para podermos trabalhar na hora dos eventos mas… O Seminário foi inspirador e fortalecedor para continuarmos esta nossa caminhada apesar de todas as dificuldades nunca desistir, porque somos pessoas especiais que dedicamos nossas vidas em busca de segurança e proteção para vida de pessoas que nem conhecemos. Meu nome é Elna Fatima Pires de Oliveira sou Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tubarão/SC, sou funcionária efetiva da Prefeitura e faz cinco anos que trabalho somente Defesa Civil cada dia que passa amo ainda mais meu trabalho.”

Arte2

Apresentações

Faça o download das apresentações do evento:
1. Case Duque de Caxias – Parte1
1. Case Duque de Caxias – Parte2
2. Defesa Civil e Redes Sociais – Thiago Reginaldo
3. Banco do Brasil – Ivo Nascimento
4. Ministério da Integração – Aureni (2)
4. Modelo Plano Detalhado de Resposta_Preenchido
5. Ministério da Integração – Victor Zoch

Outras informações

Não recebeu seu Certificado? Fale conosco
Avaliação do Evento – Slideshare
Fotos do Evento – Facebook

Quer receber as novidades?

  • Cursos & Eventos
  • Cursos & Eventos
  • Capacitação e Treinamento

Receba a agenda de cursos (nunca enviamos spam)