Servidores que inspiram | Nina

A série Servidores que inspiram mostra histórias de servidores públicos que fazem a diferença.

servidores-que-inspiram-bannerNo Cetem nós sempre estamos em contato com pessoas maravilhosas. Servidores que conhecemos através dos nossos cursos, eventos e iniciativas. Pensando nisso, lançamos esse ano a série: “Servidores que inspiram…”, que trará profissionais do serviço público que tem feito a diferença na sociedade através de ações simples (muitas vezes voluntárias). Essas pessoas nos inspiram tanto na função que exercem, quanto fora dela como cidadãos.

Na primeira história, sinta-se inspirado por Francisca Ramos de Queiroz, a Nina…

Servidores que inspiram | Nina

A história de hoje é de Francisca Ramos de Queiroz, mais conhecida como Nina. Ela foi indicada pelo parceiro Cândido Azeredo (sempre disposto e que também nos inspira). Fomos conhecer a história dela e a conversa foi ótima! Para contar, nada melhor do que a protagonista. Deliciem-se e Inspirem-se:

Sonho

Em 1993 eu residia no bairro do Sumaré, Zona Oeste da cidade de São Paulo e realizava minhas compras no Supermercado Pão de Açúcar. Uma certa tarde, ao entrar no estabelecimento deparei com um banner enorme na entrada com a foto de uma senhora muito elegante e um sorriso discreto. Era a publicidade da Ombudsman Vera Giangrande, que se colocava à disposição do público com a missão de resolver seus problemas. Fiquei encantada com a foto, a mensagem e este nome fantástico – Ombudsman! Sonhei neste momento ter um trabalho que proporcionasse esta satisfação. Passaram-se muitos anos e embrenhada na luta pelos meus ideais e pelo ganha-pão, nem imaginava o que o futuro me reservava.

Realização

Anos depois, após sair da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente em 2009, fui convidada para participar do gabinete do vereador José Police Neto como assessora para meio ambiente. Quando ele ascendeu ao cargo de Presidente da Câmara Municipal teve a feliz ideia de implantar a 1ª Ouvidoria  de Legislativo do Brasil. Para tal missão convocou a ex-diretora do Procon Drª Maria Inês Fornazaro que me convidou para formar uma equipe  junto com o jornalista Pedro Zeballos e participar da criação e implantação da Ouvidoria do Parlamento.

Francisca Ramos de Queiroz, a Nina.

Francisca Ramos de Queiroz, a Nina.

Desafios

Ao aceitar o convite vislumbrei uma chance de realizar aquele sonho do passado e foi um grande desafio. Primeiramente não existia um sistema disponível, portanto foi preciso adaptar as condições existentes. Depois fomos  informar a população que existia um serviço disponível para dar informações, receber críticas, sanar dúvidas sobre tudo que se referisse aos projetos de lei, as leis existentes, aos vereadores e suas atividades.

Disponibilizamos as agendas da Comissões e Grupos de trabalho, encaminhamos para as lideranças as inquietações da população, dividindo com os vereadores as informações. Orientamos o cidadão sobre o que é de competência do executivo (prefeitura) e onde encontrar as respostas, etc. Enfim temos o objetivo de quebrar paradigmas e repensar sempre os nossos procedimentos. Fui estudar e me certificar como Ouvidora para aprender mais e melhorar minha visão.

Outro grande desafio é cumprir o prazo de resposta em 10 dias estabelecido em lei, pois muitas questões estão envolvidas com setores internos que devem pesquisar antes de encaminhar a resposta para nós e daí temos que elaborar a resposta sintética mas fiel.

"Minha maior alegria é saber que faço parte de uma história de inovação e de mudança em paradigmas seculares..."

“Temos o objetivo de quebrar paradigmas e repensar os nossos procedimentos…”

Resutados

Nesses 3 anos já tivemos muitos colegas envolvidos nessa atividade que também deixaram (e levaram) muita experiência. Tenho muito orgulho de superar dia a dia os desafios que se apresentam. Somos um grupo que orienta os cidadãos, acalma os ânimos, gerencia os conflitos, planeja técnicas de superação de problemas e acima de tudo acredita que amanhã sempre será melhor.

Qual foi o ano de instauração da ouvidoria Como começou e como é agora

A Ouvidoria foi instituída por um Ato da Mesa Diretora da CMSP (1156/11) em 2011 como projeto piloto e em 2012 virou Lei 15.507/11. A equipe começou com a Drª Maria Inês Fornazaro (Ouvidora Geral), Eu (Ouvidora-Adjunta), Fátima FungaroPedro Zeballos e Mirandolina (Assistentes Técnicos) e 12 estagiários divididos (manhã e tarde) em setor presencial e eletrônico.

Atualmente segue o formato, mas mudaram os personagens: o Ouvidor é Drº. Fabio Pierdomenico, continuo como adjunta e a Fátima na supervisão do presencial. Sairam o Pedro e a Mirandolina e entraram a Eliete Padovani e a Daiane do Vale. Temos agora uma Procuradora, Drª Danielle Stivanin  que analisa as solicitações mais ligadas à interpretação de Leis. Novos estagiários se revezam pois seu período não pode ultrapassar 2 anos. As cadeiras que representam são psicologia, ciências sociais, relações públicas, direito e jornalismo.

Um dos maiores desafios da Ouvidoria do Parlamento sempre foi evidenciar o potencial de nosso trabalho e a interação que fazemos junto a população.

Acompanhe histórias de Servidores que estão fazendo a diferença.

O que inspira você diariamente para levantar da cama e ir trabalhar

Minha maior alegria é saber que faço parte de uma história de inovação e de mudança em paradigmas seculares onde nosso papel está relacionado a maneira como o legislativo é visto e interpretado pela população. Adoro aprender e cada dia é um novo aprendizado e uma nova experiência. Sem contar que vivenciar tudo isto com os jovens estagiários e colegas de diferentes vertentes também é incentivador.

Confira aqui uma entrevista da Nina no Momento Tecnologia (CREA-SP)

Inspirou-se

Gostou da história da Nina? Se você quer contar sua trajetória inspiradora ou sente-se inspirado por alguém, fale conosco. que teremos prazer em conhecê-lo e publicar a história por aqui.

O próximo servidor que vai nos inspirar é o Hudson Augusto , Agente Penitenciário de Sorocaba e vencedor do 1.º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web realizado pelo W3C.

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