Servidores que inspiram | Wander

A série Servidores que inspiram mostra histórias de servidores públicos que fazem a diferença.

servidores-que-inspiram-bannerNo Cetem nós sempre estamos em contato com pessoas maravilhosas. Servidores que conhecemos através dos nossos cursos, eventos e iniciativas. A série: “Servidores que inspiram…”, mostra profissionais exemplares do serviço público que tem feito a diferença na sociedade. Essas pessoas nos inspiram tanto na função que exercem, quanto fora dela como cidadãos.

A terceira história foi contada por Karina Lima dos Santos . É simplesmente emocionante, sinta-se inspirado por Wander Viana Santos…

Servidores que inspiram | Wander Viana Santos

Olá, sou Karina Lima dos Santos, funcionária pública municipal há 17 anos e vou contar a história de meu irmão Wander Viana Santos , também funcionário público municipal há aproximadamente 25 anos.

Wander tem hoje 43 anos, entrou no Serviço Público como agente de administração, um dos menores cargos administrativos disponíveis na municipalidade. Os anos foram passando, ele foi se instruindo e se esforçando, subindo degrau por degrau até que virou Especialista em Licitações e Contratos, tornando-se Chefe de Divisão de Compras, onde era responsável por toda área de suprimentos da Prefeitura Municipal de Piracicaba que conta com aproximadamente 3300 funcionários trabalhando para uma cidade de quase 400 mil habitantes.

Há aproximadamente cinco anos atrás, Wander contraiu uma doença nas retinas que em três meses o deixou completamente cego. O mundo dele e de nossa família ruiu. A Prefeitura o afastou por mais de um ano, deixando em fase de readaptação, porém não conseguia recolocá-lo em virtude de vários motivos.

O receio dele não conseguir se adaptar, falta de prática nessa área pois não há nenhum cego na municipalidade e até preconceito, pois a maioria dos chefes e áreas não o aceitavam pois não sabiam lidar com a situação.

Exoneração

Logicamente o exoneraram do cargo de chefia. Só que Wander não queria se aposentar, mesmo passando por forte depressão, não aceitava ser inútil, tampouco ser refém de uma sociedade que prefere ficar fora do problema. Depois de muita luta por voltar a trabalhar, num lugar que fosse compatível ao seu nível de conhecimento, um dos secretários municipais resolveu dar-lhe uma chance.

Wander Viana Santos

Wander Viana Santos

Wander procurou ferramentas para se especializar novamente naquela condição, aprendeu braile em oito meses, adquiriu sistemas de computador que se comunicam por voz para que pudesse exercer a leitura e escrita de documentos, etc. Fez aulas de postura e de mobilidade a fim de saber se locomover sozinho, enfim buscou todos os meios pois sempre foi apaixonado por seu trabalho e sua área de atuação como servidor público.

Volta por cima

O caminho foi árduo com muitas histórias para contar de tudo que ele conseguiu, mas resumidamente:

Wander acaba de se formar em Direito, defendeu sua tese normalmente, planejou e formou o Setor de Compras na Secretaria que foi trabalhar, é membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Piracicaba, Diretor da ONG Avistar, onde dá aulas de Informática voluntariamente para cegos, casou-se agora em 2013, faz academia, “Lê” (ouve) todos os livros da atualidade, participa de caminhadas esportivas e muito contribui para o serviço publico e para a área humanística.

Advogado cego se casa e dá exemplo de superação.

Advogado cego se casa e dá exemplo de superação.

Wander na mídia

Matéria no Portal G1 – Piracicaba e Região

Cego se forma em direito e quer dar exemplo de superação em Piracicaba. Fonte: G1

Cego se forma em direito e quer dar exemplo de superação em Piracicaba. Fonte: G1


SuperaTV – Wander Viana dos Santos

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=dYJRAI1CPTo&w=720&h=400]
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Inspirou-se

Gostou da história do Wander? Faça como a Karina e conte uma trajetória inspiradora, pode ser a sua ou de um amigo conhecido, fale conosco. Teremos prazer em conhecer e publicar a história por aqui.

Outras Histórias:

Servidores que Inspiram | Nina

Servidores que Inspiram | Hudson

banner-da-pra-fazer

  • iuana

    Lindaaaa história, parabéns Wander, que exemplo incrível, vc é um heroi!!!

  • Lígia Maria Lopes

    Wander, você é inspirador!!!!! Obrigada por ser um lutador! Deus o abençoe!

Quer receber as novidades?

  • Cursos & Eventos
  • Cursos & Eventos
  • Capacitação e Treinamento

Receba a agenda de cursos (nunca enviamos spam)