Palestrantes

Confira quem são os palestrantes e consultores especializados que ministram nossos cursos.

Ana Maria Rabello Silva

Sócia e Diretora da Transcendência Consultoria Ltda. Consultora em Desenvolvimento de Potencial Humano e Organizacional.  Assistente Social diplomada em 1970 pela UERJ, com formação em: Socioterapia pela CONEL/PR; Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo; Jogos de Empresa pela PROJETAR/MG; Análise Transacional pelo Instituto Gente/SP. Experiência de mais de 30 anos na coordenação de grupos de diferentes faixas etárias, formação e nível de interesse. Ex-Diretora de Instituições Privadas. Professora Universitária.


Antônio Carlos de Freitas Noronha

Filósofo-bacharel e licenciado (UFSC 1999); Especialista em Gestão Universitária (UFSC 2001); Mestrando em Administração Universitária (UFSC 2011); Servidor público federal ( desde 1980); Professor e palestrante nas disciplinas Licitações e Contratos Administrativos; Formação de Pregoeiros; Sistema de Registro de Preços; Gestão e Fiscalização em Contratos no Serviço Público; Elaboração de Editais de Licitação e Termos de Referência; Licitações para Iniciantes (aprenda a participar em licitações); Gestão de Materiais e Patrimônio; Almoxarifado; Compras no Serviço Público. Consultoria em licitações e matérias afins.


Claudio Brandão de Oliveira

Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Professor de Direito Administrativo e Constitucional da Universidade Federal Fluminense; Mestre em Direito na área de Justiça e Cidadania; Expositor da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro; Expositor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Autor de livros sobre Direito Administrativo, Licitações e Contratos da Administração Pública, Legislação do Estado em juízo, entre outros. Foi avaliado com excelência no Curso de Assessoria Jurídica realizado em agosto de 2013 pelo Cetem.


Edson Ronaldo Nascimento

Analista de Finanças da Secretaria do Tesouro Nacional. Especialista em Finanças Públicas.


Eni Terezinha Aragão Duarte

É Bacharel em Direito (UFSC 1976). Pós-Graduação em nível de Especialização em Direito Administrativo (UNIVALI). É Professora Colaboradora da Disciplina de Direito Previdenciário e Direito Administrativo, no Curso de Ciências Jurídicas da UNIVALI – Campus IV. Foi Procuradora Autárquica Federal do INSS durante 18 anos, tendo exercido, dentre outros, o cargo de Procuradora Estadual do INSS em Santa Catarina, de 95 a 98, quando se aposentou.


Eraldo Consorte

Consultor Jurídico Previdenciário e Trabalhista da FORD MOTOR COMPANY DO BRASIL a mais de 08 anos.
Integrante do grupo do Projeto Piloto na elaboração do eSocial
Ministra diversos cursos presenciais e In Company por todo Brasil
Trabalhou como consultor da IOB por mais de 08 anos, nas áreas Trabalhista e Previdenciária.
Trabalhos de auditoria, consultoria preventiva e treinamento desenvolvidos em empresas de médio e grande porte como: ALOSHOP, BHULLER, OXITENO, ULTRAGAS, JACTO, JAPI, SESCOOP-PR, SINDICATO IND CERAMICAS SP, SINDICATO IND MOVELEIRA DE SP, CREA-SP, AMCHAM CURITIBA, AMMVI SC, FEDERAÇÃO IND DA BAHIA, GRANOL, SINDIVAREJISTA, IESA


Flávio da Cruz

Professor e Pesquisador da ESAG/UDESC e do Departamento de Ciências Contábeis do CSE/UFSC. Mestre em administração pública, Contador e Auditor. Ex-Técnico do Tribunal de Contas do Estado de SC e Ex-Contador do Serviço Público Federal e em Prefeituras. Atua na Fundação de Estudos Sócio-Econômicos (FEPESE) e na Fundação de Estudos Superiores e Administração de Gerência (FESAG). É autor do livro Auditoria Governamental e co-autor de Comentários à Lei 4.320 e A Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada, publicados pela Editora Atlas.


Francisco Fontanella

Fiscal de Tributos do Estado de Santa Catarina.


Floriano José Martins

Bacharel em Administração (UFSC). Pós-Graduação em Administração Pública (ESAG) e Gestão Previdenciária (UFSC). Fiscal de Contribuições Previdenciárias. Foi Secretário de Planejamento do Ex-IAPAS e Superintendente do INSS. Superintendente da GEAP/SC.


Gerson dos Santos

Bacharel em Administração de Empresas com Especialização em Administração de Material pela USP/SP. Instrutor e Consultor do Sistema TELEBRÁS nas áreas de Administração de Material. Instrutor dos Cursos de Administração de Materiais da SOESO – Sociedade de Estudos da Organização Ltda. – Brasília / DF. Professor das Disciplinas de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais da UNIVALI – Biguaçú. Autor dos Livros de “Causos” e Administração Patrimonial.


Gilberto Brasil

Graduado em Contabilidade – UFSC. Pós-Graduando do Curso de Especialização em Auditoria Pública – FEPESE / UFSC. Assessor Técnico da Associação de Municípios da Grande Florianópolis.


Gilson Teixeira Silva

Sócio e Diretor da Transcendência Consultoria Ltda. Consultor em Desenvolvimento de Potencial Humano e Organizacional. Engenheiro diplomado em 1967 – UERJ. Curso Especial de Administração para Executivos – USP. Pós-Graduado em Qualidade, Produtividade e RH – UFSC. Metodologia de Ensino Superior – UFSC. Cursos de Dinâmica de Grupo, Análise Transacional e outros nas áreas humana, técnica e gerencial. Ex-Diretor de Empresas e Instituições Privadas e Públicas. Professor Universitário. Autor do livro “Visão Generalista Um Diferencial Competitivo”.


Ilvo Debus

Economista, Ex-Consultor de Orçamento do Senado Federal, Instrutor do Instituto Legislativo Brasileira.


Inácio Magalhães Filho

Conselheiro-Presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF. Foi Procurador do Ministério Público de Contas do DF; Doutor em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa – UAL.

Instrutor de cursos nas áreas de Legislação de Pessoal; Aposentadorias e Pensões; Gestão de Folha de Pagamento; Auditoria na Folha de Pagamento no Serviço Público; Autor do livro “Lições de Direito Previdenciário e Administrativo no Serviço Público”.


João Bosco Ramos Ferreira

Bacharel em Ciências Contábeis e MBA Contabilidade Governamental;
É Analista/Perito do Ministério Público Federal – MPF, lotado na Secretaria de Pesquisa e Análise – SPEA no Gabinete do Procurador Geral da República – PGR, Brasília-DF, atuando desde de 2007, em diversas apurações e ações de ex-Prefeitos, Deputados, Senadores, Governadores e Conselheiros de Tribunais de Contas;
Participou e elaborou no Ministério Público Federal/Procuradoria Geral da República – PGR (Brasília/DF) diversos Relatórios de Análise Pericial de Investigação de Fraudes e Desvios de Recursos Públicos por meio de convênios Municipais, Estaduais e Federais, em tramitação no STJ e STF;
Foi Instrutor Interno da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e Instrutor Interno do Ministério Público Federal no curso de Falhas e Irregularidades em Convênios Públicos Federais, por meio do SICONV, Brasília, em 2011/2012;
Foi membro da comissão que esta elaborando as normas de Controle, Prestação de Contas e Fiscalização dos Convênios, Contratos de Gestão e Termos de Parceria no âmbito do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás – TCM/GO, em 2014.


José Ademir Deschamps

Contador, Economista, Pós-Graduado em Administração Pública. Assessor de Gabinete da Procuradoria de Justiça junto ao TCE/SC. Foi Assessor Técnico da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis.


José Afonso Pires Ferreira Jr.

José Afonso Pires Ferreira Jr. é Instrutor e Consultor em nível nacional, com experiência de mais de 25 anos nos Cursos de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância, Legislação de Pessoal, Aposentadorias, Licitações e Contratos Administrativos, Lei de Responsabilidade Fiscal, Direito Administrativo, Bacharel em Direito. Pós-Graduado em Direito Administrativo e Processo Administrativo. Pós-Graduação em Direito Público. é Analista Judiciário da Justiça Federal (DF); Presidente da Comissão Permanente de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar (CSPA), Diretor do Núcleo Judiciário, da Secretaria Administrativa e Chefe da Assessoria Jurídica da Diretoria do Foro (SJDF).


José Aleixo Dallagnelo

Graduação em Direito – UFSC. Especialização em Direito Tributário – PUC/SP. Presidente do Conselho Municipal de Contribuintes de Florianópolis. Professor de “Normas Gerais de Direito Tributário” – ÚNICA. Foi Presidente do Conselho Estadual de Contribuintes – SC e Secretário de Finanças da Prefeitura de Florianópolis. Ex. Professor da Faculdade Católica de Administração e Economia do Paraná e Professor do curso de Pós-graduação em Auditoria Governamental da UFSC.


José Valmir Amaral Oliveira

Especialista em Licitações Públicas. Já formou e habilitou mais de 5.000 pregoeiros para a Administração Pública Federal, Estadual e Municipal.Ministra regularmente em todo o território nacional cursos na área de Licitações e Contratos Administrativos, incluindo Negociação, Pregão, Sistema de Registro de Preços, Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico. Atuou como pregoeiro e presidente de comissão permanente de licitações.

Profissional detentor da maior experiência prática em pregoes na Administração Pública na atualidade. Instrutor de cursos de formação de pregoeiro e equipe de apoio do Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas de vários estados, Universidades Estaduais e Federais, Tribunal Regional Eleitoral e do Trabalho de Rondônia, Tribunal Regional da 2ª Região-RJ, Prefeitura do Município da cidade do Rio de Janeiro, Prefeitura do Município da cidade de São Paulo e várias outras prefeituras, Brinks, Helibras, Petrobras, Infraero, Fundap, Caixa Econômica Federal,ECT – Correios, Nossa Caixa, dentre outras entidades públicas e privadas em todo o país. Autor do livro eletrônico Negociação: A Tática de Sucesso nas Licitações e Contratações Públicas”.


José Vitor Centeno Rodrigues

Economista, Consultor Organizacional e Terapeuta. Especialista em Planejamento e Naturologia Aplicada. Profissional de Rebirthing (Respiração Consciente). Faixa Preta 1° grau internacional Aikido.


Lino Martins

Foi Controlador Geral do Município do Rio de Janeiro, Professor de Contabilidade da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ.


Milton Laske

Advogado na área de Consultoria Jurídica a Órgãos Públicos. Foi Procurador Geral Adjunto do Estado de SC, Presidente da Câmara de Vereadores da União de Vereadores de Joaçaba e Presidente da União de Vereadores de SC.


Paulo Gastão Pretto

Graduado em Economia pela UFSC, Pós-Graduado em Auditoria aplicada ao Controle Externo pela UDESC. Atuou como Coordenador e Assessor de Gabinete de Conselheiro do TCE/SC.


Raulino Jacob Brüning

Procurador de Justiça de Santa Catarina. Doutor em Direito e Professor Universitário. Autor dos Livros: “A Fiscalização do Município pelos Vereadores” e “O Controle dos Atos Administrativos pelo Ministério Público”.


Reinaldo Pereira e Silva

Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutorando em Direito Publico. Procurador do Estado e Vice-Presidente Regional da Associação Nacional dos Procuradores do Estado.


Ricardo Bulgari

Administrador Público (FGV/SP); Pós-graduado Gerente de Cidades (FAAP/SP); Mestre em Administração Gerencial. Foi Secretário Municipal de Administração, e Superintende de Autarquia de Saneamento em Amparo/SP. Foi Secretário Municipal da Fazenda e Controlador Geral do Município de Paranaguá-PR. Foi também Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade na Gestão Pública – PQGF. Professor convidado da ESAF/RS – Escola de Administração Fazendária, da FAZESP – Escola Fazendária do Governo do Estado de São Paulo e do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Ministra cursos e treinamentos por todo o País para servidores públicos de órgãos das três esferas de governo. Consultor e Auditor tem realizado diversos trabalhos de Auditorias e Consultorias para órgãos públicos


Ricardo Humberto De Luca

Formado em Ciências Contábeis pela UFSC e Administração e Gerência pela ESAG. Especialização em Direito Tributário, Fiscal de Tributos da Prefeitura Municipal de Florianópolis.


Rogério Bonnassis de Albuquerque

Consultor. Bacharel em Ciências Administrativas e Direito. Pós-graduado em Auditoria Pública pela UFSC. Aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Exerceu os seguintes cargos: Analista de Controle Externo, Diretor do DRC, DEM, DAD, DAF, DGC, DCL, DAP. Coordenador Geral dos “Grupos Especiais de Auditoria” – GEAS. Assessor da Presidência de janeiro de 92 a abril de 2001. Autor do livro “Licitação – Enunciados e Irregularidades – Observações” – Editado pelo TCE em 89. Autor de inúmeras teses apresentadas nos Congressos de Tribunais de Contas do Brasil.


Sebastião Luz de Brito

Formação acadêmica: Letras e Direito, pós-graduado em Direito Previdenciário. Advogado. Servidor público em São Paulo, com atuação na área de folha de pagamento do funcionalismo, concessão de benefícios previdenciários e estatutários, elaboração de pareceres técnicos e jurídicos na área de atuação e homologação de aposentadorias e pensões.
Professor universitário: Escola Superior de Gestão e Contas Públicas “Conselheiro Eurípedes Sales” e Escola Paulista de Direito (curso de pós-graduação em Direito Previdenciário), além de ministrar cursos sobre Folha de Pagamento do Funcionalismo Público, Regime Próprio de Previdência – aposentadoria e pensão, Avaliação de Desempenho no Serviço Público, Processo Administrativo Disciplinar, dentre outros temas de interesse do funcionalismo.


Selene Peres Peres Nunes

Assessora Econômica do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. Responsável pela Elaboração do Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal.


Tatiana Camarão

Mestre em Direito Administrativo pela UFMG.
Advogada militante.
Palestrante.
Coordenadora dos cursos de direito público da Escola da OAB/MG.
Professora Universitária.
Co-Autora dos livros: Manual Prático do Pregão, editora Mandamentos; Processo Administrativo: Comentários à Lei n. 9.784/99, editora Fórum; Aspectos Polêmicos da Licitação, editora Fórum; Termo de Referência, editora Forum; Gestão e Fiscalização de Contratos, editora Forum.


Waldir Gorges Alves

Assessor Jurídico da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis. Graduado em Direito – UFSC. Administrador de Recursos Humanos – UNISUL/SC. Especializado em Direito Tributário – UNIVALI/SC. Foi Fiscal do Trabalho e Prefeito do Município de Leoberto Leal.


Wanderlei Pereira das Neves

É Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina. Professor de Contabilidade Pública e de Técnica Orçamentária e Finanças Públicas e Consultor do Cetem. Foi Diretor de Contabilidade Geral do Estado e Diretor de Administração Financeira da SEF/SC, órgão central do Sistema de Orçamentação e Administração Financeira e do Sistema de Administração Contábil e Auditoria do Estado de Santa Catarina.


Wilson Dotta

Advogado, Professor, Analista Técnico Administrativo do TCE/SC. Ex-Diretor do DIAM/SJA (Órgão Central de Licitações e Contrato do Estado de SC). Ex-Assessor do Centro das Promotorias da Coletividade/Ministério Público de Santa Catarina. Especializado em Direito Administrativo – FURB – Blumenau. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA Buenos Aires – Argentina.


Vânia Prisca Dias Santiago

Bacharel em Administração de Empresas e Administração Pública – UnB, Pós-graduada em Recursos Humanos pela UnB. Acadêmica do curso de Direito na UniDF.
Certificada como professora pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, e pela Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, desde 1994, para atuar nos cursos de Legislação de Pessoal, incluindo Reforma Previdenciária.
Certificada como professora pela Escola de Administração Fazendária – ESAF/MF. Leciona há aproximadamente 18 anos.
Conhecida nacionalmente por seus trabalhos realizados no Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como Assessora do Departamento e Coordenadora-Geral de Elaboração, Sistematização e Aplicação de Normas, do Ministério do Planejamento, no período de 2002/2009.    
Diretora de Cadastro e Movimentação do Superior Tribunal de Justiça no período de 1998 a 2002.  
Integrou o Grupo de Trabalho da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, relativo à consolidação, atualização e revisão da Legislação Federal afeta a área de Recursos Humanos e o grupo de trabalho do regime próprio do servidor público federal instituído pela Portaria nº 924 de 14/06/2006 do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

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